15 de novembro de 2009

Ser mãe













Ser mãe é, sem dúvida, a maior alegria da minha vida!
Os meu filhos trouxeram-me um sem número de emoções que nunca imaginei existirem!

Com eles tenho assistido, vivido e sentido as etapas que vamos passando desde o primeiro momento de vida, sempre achando que a que estou a viver é a melhor de todas!

A gravidez (sem enjoos!!!), o nascimento, os meses de colo, o primeiro dente, a primeira palavra, a primeira febre, o primeiro desgosto, os primeiros passos, tudo foi novo para eles e para mim também!

Não me esqueço do cheiro deles quando bébés.
E a dependência que têm de nós nos primeiros meses?
É indescritível...

A escola (que nos meus começou bastante cedo!) também é uma importante etapa, assim como os amigos, as letras e as contas!

Agora estamos na pré-adolescência ou na adolescência, não sei bem que nome científico devo dar!!!! O que é certo, é que começaram as tristezas sem razão; o desejo de privacidade e de uma certa liberdade; as conversas com principio, meio e fim; o desenvolvimento físico mais rápido do que o psicológico; os gostos ou tendências musicais, televisivas e de literatura (para não dizer de Playstation, computador e afins...).

Estou a começar a assistir ao início de uma nova etapa!

Dizem que é normal, os pais questionarem se o acompanhamento, os exemplos e a educação que dão aos seus filhos é a mais correcta, aquela que os tornará bons homens ou boas mulheres! Eu não sou excepção, várias vezes, me questiono se estou a proceder da melhor maneira!

As dúvidas acompanham-me todos os dias, acompanham as decisões que tomo, as conversas que tenho, os exemplos que lhes dou. Nunca imaginei que puxassem tanto por mim!!!! É verdade, a ginástica mental e emocional que tenho que fazer para os acompanhar e guiar é ENORME!

Sinto que tudo o que passámos e fizemos até este momento foi a construção da base, sim da base! A partir de agora é que vamos ver como é que eles se comportam, como é que eles colocam na prática os principios e a educação que têm vindo a receber!

Eles daqui a pouco, daqui a muito pouco, irão dar os seus primeiros voos! E de uma coisa podem ter a certeza (tal como eu sempre tive), para onde forem terão sempre para onde voltar!
O nosso AMOR é incondicional, é verdadeiro, é eterno!

Obrigado meus filhos por tudo o que me fazem sentir e viver!

1 comentário:

  1. Minha filha, não páras de me espantar, cada dia se abre um "janela" e, encontro uma nova Nena.
    Fico satisfeita por teres, salvo um precalço por outro, aceitado o que vos tentávamos transmitir, a ti e ao teu irmão(esse apesar de "rezar", ainda se esmerou mais).
    À medida que o tempo foi passando criaste as tuas próprias asas e fôste sempre seguindo um caminho certo.
    Não tenhas dúvidas que tu e o teu marido são uns Pais exemplares, e os vossos filhos não deixarão de compreender isso.
    Pena é que Mãe só tenha três letras, pois tu merecias o alfabeto inteiro.
    BEIJOS duns Pais orgulhosos e, imensamente felizes.

    ResponderEliminar