24 de novembro de 2009

O meu Bolo de Iogurte

Não tenho o dom da cozinha e não percebo porquê?!?!

Ainda sinto o cheiro do pastelão de maça da minha avó Rosa, o sabor do arroz doce e das lulas gratinadas da Tia Delfina, o frango com maça e as pataniscas de bacalhau da minha mãe são irresistíveis!

Os dotes culinários da minha TiTi Helena (com o seu bolo de Natal, com a açorda de bacalhau...) e da Nina (com as suas saladas com um molho único e delicioso!) são inquestionáveis!

Até "casei" com uma família de boas cozinheiras, a minha sogra e a minha cunhada adoram experimentar novas receitas e são óptimas a executar velhas receitas!

No meio deste mulherio de belíssimas cozinheiras estou eu, com o meu simples bolo de iogurte!
Não sei bem porquê mas, a verdade é que é um sucesso! Tenho grandes fãs do meu bolo!

Como não sou daquele tipo que guarda as receitas só para si, aqui têm:

Ingredientes (a medida de referência é o copo do iogurte):
125g de manteiga, 3 ovos, 1 Iogurte de frutos silvestres de pedaços (passo a publicidade "Corpus Danone”), 3 Medidas de farinha, 3 Medidas de açúcar, 1 Colher de sobremesa de fermento.

Confecção: Bater as claras em castelo e "guardar". Bater a manteiga (previamente derretida) com 3 medidas de açúcar. Juntar as gemas e as 3 medidas de farinha. Misturar o fermento com o iogurte e juntar, por fim juntar as claras em castelo. Deitar a massa em forma bem untada (com manteiga e farinha) e levar ao forno quente, dever-se-á manter uma temperatura de cerca de 180 graus.

Espero que fique delicioso!

5 comentários:

  1. Finalmente a receita a escrito! Sim, porque das várias vezes que tentei fazer o teu bolo, algum detalhe terá ficado para trás... O teu post fez-me água na boca, pois do suculento cardápio apenas conheço as pataniscas da avó Bikas (que são únicas).
    Quem lê a receita do bolo e desata a fazê-lo, sem nunca ter provado o teu, não entende onde está a mestria! Já o mesmo não se pode dizer daquela receita centenária que tens do bolo de chocolate! Os ingredientes estão no segredo dos Deuses, mas como dá um trabalhão... nem vale a pena partilhar!

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um Post interessante... venham mais destes!!!

    Beijinhos,
    Bruno

    ResponderEliminar
  3. Como sempre acho interessantissimo o que esreves.Num ponto erraste,o que é natural, a avó Rosa fazia "pastelão de maçã".hoje quem o faz é a Titi-Quanto à receita, guarda sempre un truquezinho para ti senão deixas que o teu célebre seja tão apreciado.

    ResponderEliminar
  4. Minha filha, acho que estás muito modesta quanto aos teus dotes culinários.Além de vários outros "petiscos, esquceste os teus
    Brigadeiros.Penso que não existem iguais em
    Portugal e, nem mesmo no Brasil, onde aprendeste a fazê-los.
    Quanto ao pastelão de maçã é agora a Titi que o faz, com todo o preceito, é uma tentação.
    Espero que tenhas guardado uns truquezinhos do teu Bolo de Yogurth!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Minha doce mana,já pensas-te escrever um livro? Um grande bj do mano.

    ResponderEliminar